segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

História Bíblica: Moisés

Texto Bíblico: Êxodo 1,2,3

Objetivos:
Mostrar para as crianças que Deus cuida das nossas vidas e nos protege.
Mesmo quando não entendemos, ou nos sentimos sozinhos, Ele está guiando as nossas vidas para o plano que tem para nós.

Versículo Chave:
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as minhas necessidades”. Filipenses 4:19

Captando a atenção:
Numa folha de papel, pinte com tinta e pincel o seu nome. Explique que o nome representa você. Depois pegue uma esponja molhada e diga que é o perigo que pode a qualquer momento nos prejudicar (enfermidade, violência, algum acidente). Pegue a esponja, molhe e passe em cima do nome para que borre. Depois, em outra folha, pinte o seu nome, mas cubra bem com durex. Então passe a esponja molhada e mostre que o nome não foi apagado porque está protegido. Assim como o durex está protegendo o nome, Deus protege as nossas vidas. Ás vezes nem vemos, mas Ele está nos guardando.
Hoje vamos ouvir a história de alguém que foi guardado por Deus desde o seu nascimento.

Transmitindo a lição:
Passaram-se muitos anos e um Faraó (faraó é a mesma coisa que rei) governava o Egito. Esse rei ficou muito assustado com o número de pessoas do povo de Israel que viviam ali e então, começou a tratá-los como escravos e fazia com que eles trabalhassem muito, em trabalhos pesados e difíceis.
Foi nessa época que nasceu um bebê muito especial. A mãe dele o escondeu por três meses para que ele não fosse morto pelos soldados. Passado esse tempo,ela pegou um cesto, forrou, colocou o bebê lá dentro e o pôs na borda do rio.
A irmãzinha dele ficou escondida atrás das plantas pra ver o que ia acontecer... Naquele dia, a filha do Faraó que estava escravizando o povo, estava tomando banho no rio e de repente, encontrou aquele cesto. Ela foi olhar e não podia acreditar: um bebezinho! Ela não poderia simplesmente largá-lo ali, e resolveu ficar com ele. Quando a irmãzinha viu que a filha do faraó havia gostado do bebê, se aproximou e perguntou com muito jeito, se ela queria uma babá para cuidar dele. A princesa respondeu que sim, afinal de contas, ela não sabia cuidar de bebês, e imediatamente ela foi chamar a sua mãe que não contou nada e poderia ver seu filhinho crescer sem problemas.
Quando o bebê ficou maio, a mãe o levou para a princesa, que o chamou de Moisés, que significa, tirado das águas. Moisés cresceu, teve tudo do bom e do melhor, casou e já não morava mais no palácio de faraó. Ele cuidava do rebanho do seu sogro. Certo dia, levou o rebanho para pastar em um monte chamado Horebe e lá, apareceu um anjo de Deus para Moisés, em uma chama de fogo, no meio da sarsa (um pequeno arbusto). O mais interessante é que apesar do fogo o arbusto não queimava e Moisés, intrigado com aquilo ouviu uma voz: “Moisés, Moisés”. Era Deus falando com ele! Deus disse a Moisés que estava ouvindo os clamores do seu povo que estava sofrendo muito no Egito e que havia decidido livrá-los da escravidão e levá-los para uma terra muito boa. Deus escolheu Moisés para ser o líder que os livraria da escravidão e mandou que ele fosse falar com o faraó. Moisés ficou muito assustado: “O faraó é muito poderoso, e além do mais, quem sou eu para fazer isso?” Deus mostrou para Moisés todo o plano para tirar seu povo do Egito.
Deus cuidou de Moisés desde bebê, porque tinha um plano para a sua vida. Assim, Deus faz conosco também, Ele cuida de nós. Na nossa vida é assim também.

Recapitulando a lição:
• O que é um faraó? • Qual o nome do lugar governado por este faraó? • Qual o povo escravizado por ele? • Onde o bebê foi deixado? • Quem achou o bebê? • Qual o nome do bebê e seu significado? • Quem era a babá? • Quem apareceu para falar com Moisés? • O que é sarsa? • Para que Deus escolheu Moisés?

Atividades:
· Quebra cabeças
· Passatempo
· Desenho sobre o tema para pintar

História Bíblica: Caim e Abel

Texto Bíblico: Gn 4:1-14, 25 e 26

Objetivos:
1 - Saber que devemos amar a Deus de coração.
2 - Saber que devemos agradar a Deus.

Versículo Chave:
“Amarás teu Deus de todo teu coração... ” Deuteronômio 6.5

Captando a atenção:
“Vocês gostam, amam a mamãe (o papai ou a vovó)? Vocês amam de coração? Vocês gostam de agradá-la?”.
Sugestão:
Montar com as pedras e os gravetos um pequeno altar ou fogueira para que possam ver como as coisas eram oferecidas a Deus. Colocar as figuras da ovelha e do prato com hortaliças e dizer " Para agradar a Deus as pessoas da época de Adão e Eva ofereciam o que era seu para Deus." Hoje vamos conhecer dois irmãos: um amava a Deus no coração e o outro não".
Captada a atenção, ensinar a lição propriamente dita.

Transmitindo a lição:
"Nasceu o primeiro filho de Adão e Eva: Caim. Depois nasceu o outro filho, se chamou Abel. Caim escolheu ser lavrador. Ele trabalhava no campo e semeava o trigo. Quando trigo estava bom, ele cortava e moia os grãos e assava pães. Abel escolheu ser pastor de ovelhas. Ele as levava para o campo e procurava um bom capim para elas. 0 leite que as ovelhas davam, eles bebiam. E, às vezes, matavam uma ovelha e tinham uma saborosa carne para comerem. A plantação de Caim e as ovelhas de Abel cresciam a cada ano.
Mas quem fazia o trigo de Caim crescer? E quem dava novas ovelhas para Abel? Sim, era Deus. Tudo vem de Deus. Caim e Abel o sabiam bem porque seus pais falaram muito sobre isso para eles.
Porque Deus lhes dava boas coisas sempre, eles queriam agradecer e Lhe dar alguma coisa em troca. Então ofereceram um sacrifício Quando Abel queria oferecer um sacrifício ao Senhor, ele escolhia a ovelha mais bonita e a separava para Deus. Então ele fazia um fogo em cima de um monte de pedras, matava a ovelha e a deitava sobre o fogo. Assim o sacrifício estava preparado. Agora o sacrifício tinha que queimar. Enquanto fazia seu sacrifício, Abel se ajoelhava e falava com Deus: "Querido Deus, eu te amo muito. Tu cuidas tão bem de mim; por isso quero muito te dar esta ovelha em sacrifício, para te mostrar que sou grato ao Senhor".
Deus ouvia tudo o que Abel dizia. Ele sempre escuta tudo o que os homens oram. E via que Abel o amava de verdade, assim com ele amava a Abel. Deus aceitava o sacrifício de Abel e fazia a vida dele alegre e feliz.
Caim também oferecia um sacrifício a Deus. Porém, enquanto orava, Caim pensava: "Por que devo agradecer a Deus se fui eu mesmo quem semeou o trigo e trabalhou pesado por ele?". E, do mesmo jeito que ouvia o que Abel dizia e pensava, Deus também escutava o que Caim estava pensando. Viu que Caim não o amava de verdade e por isso não aceitou o sacrifício de Caim. Também não tornou a vida de Caim alegre e feliz.
Caim percebeu isto e ficou bastante zangado com Deus e com Abel. Principalmente com Abel. Ele teve inveja de Abel e pensou que Deus dava preferência para Abel. Cada vez que Caim pensava nisto, ficava mais e mais zangado. Muitas vezes Caim era mau com Abel.
Deus via isso e falava com Caim: "Porque você é tão mau e invejoso? A culpa de tudo é só sua, porque você não me ama. Se você me amasse, também seria feliz como Abel. Tome cuidado Caim você não deve ter inveja. Isso vai te prejudicar...". Deus bem que tentou alertar Caim, mas ele não lhe dava ouvidos.
Um certo dia, Caim chamou Abel para um passeio pelo campo. Quando estavam sozinhos, Caim começou a brigar com Abel. Bateu nele até matá-lo.
Caim ficou muito assustado e correu para bem longe. Tinha medo que Deus tivesse visto e o castigasse. Ele torceu para que Deus não tivesse visto o que ele tinha feito com seu irmão. Mas Deus vê tudo e viu isso também. Deus perguntou a Caim onde estava Abel. Caim disse que não sabia. Ele foi mentiroso e mal-criado com Deus.
Deus disse a Caim: "Por que você fez isso, nada mais vai crescer para você. Você também não poderá mais morar aqui. Vai embora. Como castigo, você nunca mais terá sossego e nem será feliz".

Algum tempo depois Eva e Adão tiveram outro filho e o chamaram de Sete.
E agradeceram a Deus por ter lhes dado outro filho no lugar de Abel que foi morto por Caim.

Recapitulando a lição:
• Qual o nome do primeiro filho de Adão e Eva? • Qual o nome do segundo filho de Adão e Eva? • Qual deles cuidava das plantas? • Qual deles era pastor de ovelhas? • Qual deles amava a Deus de todo o coração?

Atividades:
· Desenho sobre o tema para pintar
· Desenho e pintura livres

História Bíblica: O nascimento de Jesus

Texto Bíblico: Lucas 1 e 2

Objetivos:
1 - Saber que quem anunciou o nascimento de Jesus foi o anjo Gabriel
2 - Saber que Jesus é o Filho de Deus
3 – Alegrar-se com o nascimento de Jesus
4 – Entender que Jesus nasceu com uma missão – Ser O Salvador

Versículo Chave:
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaias 9:6

Captando a atenção:
“Como é que recebemos uma notícia?” (TV, rádio, telegrama, internet, carta) • Dar um envelope para cada criança com o versículo da lição e dizer : “Vocês estão recebendo uma notícia”. “Deus prometeu que mandaria Seu Filho para ser o Salvador. Muitos anos se passaram desde a promessa feita por Deus, até o nascimento de Jesus. E agora vamos ouvir a história de uma moça que recebeu uma notícia diferente”.

Transmitindo a lição:
“Era uma vez uma moça chamada Maria.
Ela era noiva de um moço chamado José.
Um dia, quando ela estava na sua casa, ela recebeu uma notícia muito importante e de uma maneira diferente.
Quem deu a boa notícia foi um anjo enviado pelo próprio Deus dos céus. O nome deste anjo era Gabriel.
Gabriel disse: - Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você! Não precisa ter medo. Deus me enviou para dizer que você vai ficar grávida, vai ter um menino, que é o próprio Filho de Deus! Seu nome será Jesus porque Ele salvará o povo dos seus pecados, das coisas erradas que fazem.
Então Maria respondeu: - Aqui está a serva do Senhor, que aconteça comigo aquilo que o Senhor falou!
Maria amava a Deus e sabia que tudo que Deus faz é muito bom.
E aconteceu naqueles dias que saiu uma ordem da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade, e José e Maria saíram de Nazaré e forma para Belém, à cidade de Davi.
Chegando a Belém, José procurou uma hospedaria, mas todas estavam cheias de visitantes que estavam na cidade para o recenseamento. Bateram de porta em porta, mas não havia mais lugar para eles.
Considerando que Maria estava para ter bebê, alguém arrumou uma estrebaria, onde ficavam os animais, para passarem a noite. Foi ali que o Menino Jesus nasceu.

E nasceu Jesus, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, onde repousavam os animais.
E nesse lugar humilde e simples nascia o Salvador do Mundo, mas Deus preparou uma grande festa: a Bíblia nos diz que naquela mesma cidade havia pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E Deus enviou um anjo que disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.
O nascimento de Jesus foi uma grande festa. E ali cumpria-se a maior de todas as promessas, pois quando no início da Criação do Mundo, quando Adão e Eva pecaram Deus prometeu que nos enviaria um Salvador, um que esmagaria a cabeça da serpente (Satanás), e esse Messias nasceu: Ele é Jesus, o Salvador! Festejemos!!!!

Recapitulando a lição:
• Como era o nome do anjo? • Como era o nome da mãe do bebê? • Como era o nome do bebê? • Como é o nome do Filho de Deus? • Qual é a missão de Jesus? • Como podemos ser salvos por Jesus? • Quem quer ser salvo por Jesus?

Atividades:
· Jogo dos sete erros
· Desenho sobre o tema para pintar
· Quebra-cabeças
· Desenho e pintura livres

Brinde:
· Anjo de cartolina