domingo, 25 de abril de 2010

Atividades: Samuel





Para colorir: Samuel

História Bíblica: Samuel

História Bíblica: Samuel

Texto Bíblico: 1 Samuel 1 - 2
Objetivos:

1 - Saber que Deus ouve e responde às nossas orações.
2 - Saber que devemos honrar nossas promessas diante de Deus.
Versículo Chave:

“Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo.” Ec 5:4
Captando a atenção:
Mostrar fotos ou figuras de mulheres grávidas e de bebês com suas mães.
Perguntar se já viram fotos de suas mães grávidas e perguntar o que acham que uma mulher grávida sente e como se sente uma mulher que não pode engravidar.
Dizer que hoje aprenderão a história de uma mulher que fez um voto (promessa) à Deus se Ele lhe desse um filho.

Transmitindo a lição:
Elcana era casado com Ana que era estéril (não podia engravidar.). Um dia no Templo Ana chorava pedindo a Deus que lhe desse um filho. Ela prometeu a Deus que se ela tivesse um filho ele seria entregue para servir no Templo. Deus ouviu a oração de Ana e ela engravidou e teve um filho e o chamou de Samuel. Assim que o desmamou, Ana foi ao templo e o entregou ao sacerdote Eli para que ele servisse no templo assim como ela havia dito a Deus que faria.
Deus honrou a fidelidade de Ana e ela teve mais três filhos e duas filhas. Ana ia todos os anos ao templo e levava uma túnica nova que ela fazia para Samuel.
E o menino Samuel crescia em tamanho e sabedoria diante de Deus e dos homens.

Recapitulando a lição:
Com quem Ana era casada? Onde ela estava orando? Qual foi seu voto à Deus? Deus foi fiel com Ana? Como? Ana cumpriu seu voto? Você cumpriria este voto?

Atividades:

· Desenho sobre o tema para pintar
· Palavras Cruzadas
· Jogo dos sete erros

Atividades: Família

História Bíblica: A Família

Lição Bíblica: A Família




Texto Bíblico: Gn 2:18-25



Objetivos:

Mostrar que foi Deus que teve a idéia de nos fazer viver em família.



Versículo Chave:

“Foi Ele quem nos fez. ” Salmo 100:3



Captando a atenção:

Mostre uma fotografia ou gravura de uma família feliz. Como é a sua família? Fale de cada um.

Transmitindo a lição:

"Deus nos criou, Ele também criou a família. Todos precisam de uma família para viver. As famílias não são todas iguais. Algumas são grandes ou pequenas. Deus criou a família para cuidar de você. Na família podemos aprender princípios corretos num ambiente de amor. É importante que os membros da família amem uns aos outros e cuidem um dos outros. Deus deseja que sejamos felizes com nossas famílias. Explique que Jesus teve uma família amorosa que cuidou dele quando pequeno



Recapitulando a lição:

• Como podemos mostrar nosso amor por nossa família?



Atividades:

· Desenho sobre o tema para pintar

· Desenho e pintura livres

domingo, 4 de abril de 2010

Atividades: Páscoa

A VERDADEIRA PÁSCOA

A primeira Páscoa aconteceu lá no Antigo Testamento (Êxodo 12), quando Deus mandou Moisés tirar o seu povo do Egito, pois estavam lá como escravos, e Deus queria que eles voltassem a ser livres.

Antes do povo hebreu partir, cada família deveria preparar em casa a última refeição antes da longa viagem que fariam pelo deserto.

Prepararam um cordeiro assado, pães asmos (sem fermento, para lembrar que saíram com pressa do Egito) e ervas amargas (para lembrar do sofrimento do povo no deserto, rumo à Terra Prometida). Todas as casas deveriam passar o sangue do cordeiro nos umbrais das portas, como sinal da submissão a Deus e também para preservar a vida. Esta Páscoa, para os hebreus, representou um tempo de esperança e libertação, a passagem pelo deserto para chegar em um lugar preparado por Deus, muito melhor de se viver.

Essa tradição foi mantida pelo povo de Deus ao longo dos anos e das gerações. O ritual era repetido para lembrar que Deus libertou e caminhou com o povo de Israel. E Deus caminha até hoje conosco, que somos também seu povo.

E Deus deseja nos libertar mais uma vez. Deseja se relacionar conosco e nos amar. Como prova desse amor, Deus mandou seu Filho Jesus para nos salvar e dar vida eterna. Antes da sua morte, Jesus celebrou a última Páscoa com seus discípulos (Lucas 22.7-20), instituindo a Santa Ceia - que é celebrada por nós até hoje. Naquele momento, Jesus estava dizendo que se entregaria em nosso lugar, para que vivêssemos com Ele. Cristo morreu em nosso lugar, na cruz, nos libertando do nosso pecado.

Mas depois de três dias, Jesus ressuscitou! Jesus deixou o túmulo e voltou a viver. Ele foi para junto do Pai.

Para nós, cristãos, a Páscoa é a festa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

E OS OVOS DE PÁSCOA?

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

E O COELHO?

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.