domingo, 10 de fevereiro de 2013

SAMUEL - REIS - CRÔNICAS

1 e 2 SAMUEL, 1 e 2 REIS, 1 e 2 CRÔNICAS Nestes livros os juízes não estão mais guiando Israel e sim, reis. Deus escolheu Saul como primeiro rei, mas Saul O desobedeceu. (1 Samuel 9:2). Quando Saul desobedeceu, Deus escolheu outro rei. Davi fora pastor quando menino. Ele amava muito a Deus e era muito corajoso, matou um gigante chamado Golias. (1 Samuel 17:4). Davi tornou-se um soldado tão bom que Saul ficou com inveja dele e tentou matá-lo. Durante aqueles dias difíceis, Davi aprendeu a depender cada vez mais de Deus. Deus o protegeu de Saul e quando este morreu, Deus deu o reino a Davi.
Davi foi um bom rei, embora não fosse perfeito. Apesar de Davi ter pecado, Deus o chamou de "homen segundo o meu coração" (At 13:22).
Depois da morte de Davi, seu filho Salomão tornou-se rei. Salomão construiu um lindo templo. Era um lugar magnífico, mas em breve o povo começou a negligenciar a adoração a Deus. A nação dividiu-se : o reino do norte foi chamado Israel e o reino do sul, Judá. Muitos reis governaram depois de Salomão. Alguns foram bons, mas outros perversos e desviaram o povo de Deus. Finalmente, tanto Israel quanto Judá foram conquistados. O povo de Deus foi levado como escravo para outras nações e o lindo templo de Deus acabou destruído.
Durante essa época, Deus usou os reis para governar o povo, mas Ele falava aos reis e às nações por meio de pessoas especiais chamadas profetas. Profeta é alguém que ouve a mensagem de Deus e a transmite ao povo. Um dos profetas era Samuel. Deus usou Samuel para ungir Saul e Davi como reis. Os profetas usavam frases como "Assim diz o Senhor Deus" quando falavam por Deus. Os profetas tinham de ser muito corajosos, pois a mensagem de Deus nem sempre era bem vinda. O profeta Elias quase foi morto por ter entregue a mensagem de Deus ao perverso rei Acabe (1 Reis 17).
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC

RUTE

RUTE Durante os dias negros dos juízes, o Livro de Rute é um raio de luz. Ele conta o amor de Rute por sua sogra. Fale de como Rute arranjou um novo marido chamado Boaz. Mas, acima de tudo, o livro de rute nos faz lembrar do amor de Deus por nós. Boaz resgatou Rute e cuidou dela. Nosso Salvador Jesus Cristo mostra o seu amor de maneira ainda mais grandiosa, salvando-nos e cuidando de nós.
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC

JUÍZES

JUÍZES Depois de terem se fixado em suas novas casas na Terra Prometida, o povo de Israel se esqueceu de Deus e de tudo o que Ele fizera a favor deles. Pecaram contra Ele, adorando outros deuses. Deus então, os castigou, permitindo que fossem entregues nas mãos de nações inimigas. O Senhor levantou então, juízes que os confrontaram com seus pecados e os fizeram lembrar da Palavra de Deus, Finalmente, o povo confessou o seu pecado e voltou para Deus. Deus os amava tanto que lhes concedeu o perdão. Isto aconteceu muitas vezes.
Alguns dos juízes sobre os quais podemos ler são: Débora, Gideão e Sansão. O final do livro relata a triste situação da nação de Israel (21:25). Apesar de tudo que Deus fizera por eles, continuaram seguindo o seu próprio caminho.
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC

JOSUÉ

JOSUÉ Em Josué, lemos sobre o novo líder escolhido por Deus (Os israelitas estavam quase entrando na Terra Prometida, quando Moisés morre - Este livro nos conta histórias impressionantes de como Deus ajudou os israelitas a conquistarem os povos de Canaã. Na conquista de Jericó, Deus mandou os israelitas andarem em volta da cidade, tocarem as trombetas e gritarem. Depois disso, os muros caíram. Em cada batalha os israelitas aprenderam que, quando obedeciam a Deus, eram vencedores; mas quando desobedeciam, perdiam. Pouco antes de morrer, Josué desafiou o povo de Deus a temer o Senhor e servi-lo (24:14).
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC

DEUTERONÔMIO

DEUTERONÔMIO significa "Segunda Lei". A maioria do povo que seguira Moisés na saída do Egito tinha morrido no deserto, e por isso Deus fez uma recapitulação da história de Israel para os restantes. Então, pela segunda vez, Deus deu Seus mandamentos a Israel. Podemos lê-los novamente a partir de Deuteronômio 5:6. Por meio de Moisés, Deus ensina o povo como deve viver na Terra Prometida (11:26). Deus está advertindo os israelitas do que vai acontecer se desobedecerem a Ele, e prometendo abençoá-los se cumprirem as Suas leis.
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC

NÚMEROS

NÚMEROS Este livro começa e termina com o censo ou contagem do povo de Israel. No entanto, contém mais do que números. Encontramos também a direção à Terra história do povo de Deus enquanto viajava em direção à Terra Prometida. Josué é apresentado aqui como um dos doze espiões enviados à Canaã (13:16). Que pena que os israelitas não confiaram em Deus o suficiente para obedecer-Lhe e entrar na Terra. Por terem desobedecido, eles tiveram de passar quarenta anos peregrinando pelo deserto (14:33).
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC

LEVÍTICO


LEVÍTICO Neste livro Deus ensinou ao povo como queria que eles o adorassem. Os capítulos 1 a 7 estabelecem a maneira exata como as ofertas deveriam ser feitas. Os sacrifícios de animais descritos aqui são uma figura do sacrifício de Jesus na cruz por nós (João 1:29, Efésios 5:2, 1 Pedro 1:18,19). A seguir aprendemos sobre Arão, o primeiro sumo sacerdote, e seus filhos, que também serviram como sacerdotes (cap. 8 e 9). [Hoje vamos diretamente à Deus por meio de Jesus, nosso Grande Sumo Sacerdote (1 Timóteo 2:5, Hebreus 4:14)]. Os capítulos 10 a 22 registram leis especiais que os sacerdotes e o povo deviam seguir. Deus deu também aos israelitas sete festas ou feriados, assim como outros dias especiais para celebrar enquanto o adoravam (cap. 23 a 25). Até mesmo esses dias especiais são figuras de certas partes do plano de Deus para nos salvar do pecado (por exemplo, veja 1 Coríntios 5:7).
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC

ÊXODO


ÊXODO quer dizer "Saída". Em êxodo encontramos a história de Moisés. No início deste livro, o povo de Deus está ainda no Egito, mas agora o novo rei fez deles escravos. Êxodo descreve as pragas que Deus enviou ao Egito para convencer Faraó a deixar seu povo sair. Lemos neste livro com Deus guiou os israelitas no deserto a caminho da Terra Prometida. Quando eles se detiveram no monte Sinai, Deus chamou Moisés para se encontrar com Ele na montanha e lhe deu os Dez Mandamentos (20:1-17).Neste livro encontramos também as instruções de Deus para a construção do Tabernáculo (25:8-9). O tabernáculo era uma tenda especial onde ficava a arca de Deus e onde o povo se reunia para adorar. Ele ajudava a lembrar os israelitas que Deus estava sempre com eles, pois o tabernáculo devia ser levantado onde quer que o povo acampasse. A arca, no tabernáculo, era o centro da adoração.
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC


GÊNESIS

GÊNESIS significa "Começos"- tudo começou aqui!. Este livro nos fala sobre a criação do mundo (1:1). Ele nos fala do primeiro homem e da primeira mulher (1:27) e do primeiro pecado (3:6). Em Gênesis também encontramos o primeiro lugar onde podemos ler a promessa de Deus de enviar o Salvador, que nos oferecesse o perdão do nosso pecado (3:15). Neste livro aprendemos também sobre o primeiro crime (4:8), e o primeiro e único dilúvio mundial (cap. 7 e 8).
O livro de Gênesis conta sobre a escolha do povo especial de Deus, os israelitas. Por meio desta nação, Deus prometeu abençoar o mundo inteiro (12:1-3). Esta bênção veio quando o Senhor Jesus nasceu em uma família judia. Em Gênesis encontramos os primeiros israelitas: Abrão [Abraão] (12:1), Isaque (21:3), Jacó (25:26) e José (30:24).
No final de Gênesis, o povo de Deus está vivendo sob os cuidados do Faraó do Egito.
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC