sábado, 4 de dezembro de 2010

História Bíblica: O Semeador

Texto Bíblico: Mateus 13:1-9; Marcos 4:1-9; Lucas 8:4-8
Objetivo: Ensinar as crianças que devemos ler a Bíblia, orar, ir à igreja para crescermos espiritualmente.

Versículo Chave:
“Amem uns aos outros, como eu amo vocês” João 15:12

Captando a atenção:
Sugestão 1:
Leve uma planta bonita.
Diga para que olhem a planta e perguntem como acham que ela ficou tão bonita? O que foi preciso fazer?
Utilize as respostas das crianças para iniciar a história.
Sugestão 2:
Leve vários tipos de grãos e sementes: feijão, arroz, milho, abóbora para mostrar às crianças. Conte a história andando pela sala como se estivesse semeando.

Transmitindo a lição:
Jesus estava ensinando o povo próximo ao lago da Galiléia, e uma grande multidão ficou à sua volta. Era tanta gente que Ele nem conseguia falar direito. Então Jesus entrou em um barco , sentou-se e começou a contar uma história.
Jesus disse que um semeador saiu a semear. Sabem o que faz um semeador? O semeador prepara a terra e planta a semente. O semeador estava plantando a semente.
A 1ª. Semente caiu no caminho e as pessoas pisaram nela. Como estava a vista, à beira do caminho, os passarinhos a comeram.
A 2ª. Semente caiu numa terra onde havia muita pedra e pouca terra. Logo que ela caiu, brotou, mas não durou porque a terra não era funda e não tinha espaço para a raiz da plantinha crescer.
A 3ª. Semente foi plantada no meio dos espinhos, que abafaram a plantinha.
A 4ª. e última semente foi plantada na terra boa, que brotou bonita e saudável. Mas...o que esta história tem a ver conosco?

Jesus explicou o que queria ensinar com esta história:
O semeador é aquele que fala de Jesus.
A 1ª. semente, aquela que os passarinhos comeram, são pessoas que escutam a Palavra de Deus, mas não prestam nenhuma atenção.
A 2ª. semente, aquela que produziu plantinhas sem raízes, são pessoas que ouvem a Palavra de Deus, ficam felizes, mas logo se esquecem.
A 3ª. semente, aquela que cresceu no meio dos espinhos e foi abafada, são pessoas que ouvem a Palavra de Deus e não conseguem vencer as dificuldades (ter que acordar cedo para vir à igreja, obedecer à mamãe e ao papai, deixar de falar palavrões, não brigar com os outros) e acabam perdendo o interesse.
A 4ª. semente, aquela plantada em terra boa, são pessoas que ouvem a Palavra de Deus e procuram fazer tudo direitinho; quando fazem algo errado, contam tudo para Jesus e pedem perdão e ajuda para melhorar.

Conclusão
O que uma plantinha precisa para ficar forte e bonita? Ela precisa de água, ar, luz do sol. E nós, que já aceitamos a Jesus como Salvador, o que precisamos para crescer nas coisas de Deus? Precisamos orar, prestar atenção quando a mamãe ou o professor está contando história bíblica e vir à igreja.

Atividades:
Desenhos para colorir
Pode-se plantar sementes de feijão em copinhos descartáveis (neste caso, a professora deve levar um grão de feijão , algodão e copinho para cada criança)
Fazer vasos de papel com dobradura e desenhar e colorir flores de papel, depois recortar e colar as flores em seus vasos (pode-se fixar a flor no vaso com palito de picolé)


Nenhum comentário:

Postar um comentário