quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AMADURECER É NECESSÁRIO


PAIXÃO:  Atração muito viva que se sente por alguém ou por algo, é impulsivo, desesperado, inquieto.
É como a ONDA do mar que vem arrastando tudo e termina na praia, deixando a espuma que rapidamente evapora ao sol. Ou seja, é algo que passa.
Exemplo: Namoro: borboletas na barriga, ansiedade, ciúme, explosão de sentimentos.
AMOR:  Afeição profunda por alguém, zelo, dedicação.
É como o OCEANO:  imenso, numa combinação entre calmo e revolto.
Exemplo: Casamento: Aliança, Comprometimento, Responsabilidade, Fidelidade. Cumprir com os votos, fazer um ao outro felizes.

Trazendo isso para nosso relacionamento com Deus, temos a paixão inicial: quando aceitamos Jesus, nos apaixonamos por Ele, queremos estar perto, conhecer, falar, cantar, gritar, mas durante o processo detransição entre a paixão e o amor, ou seja, no momento de progredir no relacionamento, muitos “esfriam”, querem “dar um tempo” ou “terminar de vez" e seguir outro caminho. Perdem então o foco.

O que essas pessoas não entenderam é que é gostoso e bom estar apaixonado, mas amar é melhor ainda. Porém, o amor é diferente da paixão. Como disse no início o AMOR é OCEANO, imenso numa combinação de calmo e revolto. E assim, como no casamento, para se ter sucesso no relacionamento com Deus é necessário nutrir este amor, caso contrário ele morre.
Como nutrimos o amor em nosso casamento? Através do respeito, comprometimento, agradando ao outro, fazendo o outro feliz, sendo gentil, cuidando da aparência, dialogando, entre outras inúmeras coisas.
No casamento temos altos e baixos (OCEANO), tem dia que não estamos muito bem, às vezes há divergências, mesmo nos relacionamento mais longos. Mas o que podemos perceber é que com o passar dos anos o casamento amadurece, ele se torna diferente do ínicio. Veja primeiro foi a paixão, depois a adaptação e a nutrição e a partir daí um aprofundamento da relação dia a dia, mês a mês, ano a ano. Vamos nos conhecendo melhor, apenas pelo olhar, pela entonação de voz, pelo toque.

E como nutrimos nosso relacionamento com Deus? Orando, lendo e meditando na palavra, jejuando (a superfície do Oceano).
Mas e como podemos amadurecer neste relacionamento com Deus?
Lembrem: o AMOR é OCEANO. Muitas de nós e a grande maioria das pessoas, talvez nunca tenham a oportunidade de conhecer as profundezas do mar e ver as diferentes e fantásticas formas de vida que habitam aquele lugar.
Mas, no relacionamento com Deus devemos desejar sair da superfície e conhecer e explorar as profundezas da Sua Presença.

Então, começamos na superfície, mas para chegar às profundezas podemos adicionar, entre outras coisa, o DIÁLOGO.
Falar é diferente de conversar, porque conversa é quando os dois tem a oportunidade de falar e enquanto um fala o outro ouve.
Será que nós temos falado ou conversado com Deus?
Quando fui discipulada, aprendi sobre o Quarto de Escuta, onde dispunha de um tempo para falar e OUVIR Deus. Eu acredito e tenho razões pessoais para acreditar que o DIÁLOGO com Deus nos leva, em adoração, às profundezas da Presença de Dele e gradualmente nos amadurece espiritualmente.

Mas de que adianta sermos maduros? O que isso nos traz?
Além de intimidade e inúmeras experiências com Deus, este amadurecimento nos leva a definir nosso papel no Reino.
Porque a partir do momento em que estivermos maduros, poderemos cumprir com os propósitos de Deus para com as nossas vidas e ampliar o Reino de Deus na terra.

É importante, ressaltar que, este amadurecimento faz com que estejamos no lugar certo, porque assim como uma máquina, para funcionar perfeitamente é necessário que todas as peças estejam em seus devidos lugares, caso contrário, ela não funcionará ou funcionará parcialmente, enroscando, fazendo barulhos diferentes e não conseguindo cumprir perfeitamente com a sua função: "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desmepenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda a junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor"  Efésios 4:11-16

Para obter sabedoria e discernimento é necessário se posicionar e manter este posicionamento. Não conseguiremos amudurecer se formos inconstantes: duvidando, questionando, retrocedendo."Se porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e lhe será concedida. Peça-a porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre*, inconstante em todos os seus caminhos." Tiago 1:5-8   (* dobre: disposição para agir de 2 maneiras, inconstante)

Enquanto permanecemos em nossa "síndrome de Peter Pan", como eternas crianças espirituais, sem querer crescer e amadurecer, atrasamos o estabelecimento do Reino de Deus na terra e não cumprimos com o propósito proposto por Cristo para nossas vidas. "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para queles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." Hebreus 5:12-14

Concluindo: devemos sair da superfície e nos aprofundarmos na Presença de Deus para amadurecermos e cumprir a missão por ele designada, em prol do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário