terça-feira, 23 de julho de 2013

INTRODUÇÃO AOS LIVROS DOS PROFETAS

O QUE É UM PROFETA? 
Profeta é um homem com uma mensagem. Os profetas nos tempos bíblicos eram homens que falavam e escreviam orientados por Deus. Alguns profetas bíblicos falavam sobre o passado, ele lembravam ao povo o que Deus fez em seu favor e quanto os amava. Quando o povo pecava conta Deus, os profetas advertiam sobre o castigo de Deus para o pecado (Isaias 1:18-20).
Alguns profetas escreveram sobre o futuro, Deus lhes deu a capacidade de contar o que ainda ia acontecer. Centenas de anos antes de Jesus vir ao mundo, os profetas predisseram seu lugar de nascimento (Miqueias 5:2). Eles previram a morte dolorosa que Ele teria para salvar-nos (Isaias 52;53). Não havia meios de saberem estas coisas a não ser que Deus tivesse revelado o futuro para eles. Os escritos dos profetas são inspirados, assim como todos os outros livros da Bíblia.
Muitas profecias já se cumpriram. Mas, outras ainda vão se cumprir. Sabemos que as coisas preditas irão acontecer porque a Palavra de Deus está sempre certa (Salmo 119:160). Uma profecia que aguardamos para ser cumprida é a volta do Senhor Jesus (Zacarias 14:4).

MAIOR ou MENOR?
Os livros dos Profetas são divididos em 2 grupos: os Profetas Maiores e os Profetas Menores. Os títulos Maior e Menor não significam que os livros em um grupo sejam mais importantes do que os de outro; mas que os livros dos Profetas Maiores são mais compridos do que os dos Profetas Menores. Os livros chamados de Profetas Maiores são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. Eles escreveram os cinco livros desta secção. Jeremias escreveu dois livros: Jeremias e Lamentações. Os livros chamados de Profetas Menores são: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
FONTE: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário