sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

BIBLIOLOGIA


A Bíblia é a revelação escrita de Deus, acerca de sua vontade para os homens.
Tema Central: Salvação mediante Jesus Cristo – O Salvador do Mundo
A Bíblia fala da origem do pecado e como essa maldição separou o homem de Deus. Descobrimos que era absolutamente impossível à lei levar o homem à salvação de que ele precisa, visto como pelas obras da lei nenhum homem será justificado porque todos pecaram. Daí a promessa de um Salvador, Aquele que veio buscar e salvar o que se havia perdido e dar a sua vida em resgate de muitos. Vemos que através dos séculos um propósito é evidente – o de preparar o caminho para a vinda do Redentor do mundo.

A Bíblia contém 66 livros, escritos por 40 autores, em aproximadamente 1600 anos.

O ANTIGO TESTAMENTO
Testamento quer dizer “aliança”
O Antigo testamento é a aliança que Deus fez com o homem, quanto à sua salvação, antes de Cristo vir.

Livros do Antigo Testamento:

I. O PENTATEUCO (05 livros)
Gênesis: Autor: Moisés. Livro das origens. É um registro histórico da origem do unverso, das origens do povo.
Ê xodo: Autor: Moisés. Livro de redenção. A história de Israel desde a morte de José até a construção do tabernáculo. O cativeiro, a libertação, as origens da história de Israel em seu caminho à Canaã, sob a liderança de Moisés.
Levítico: Autor: Moisés. Livro da leis. Leis acerca de moralidade, limpeza, alimento, etc. Ensina o acesso a Deus através dos sacrifícios. Fala dos sacerdotes e suas funções no tabernáculo.
Números: Autor: Moisés. Livro das peregrinações de Israel. Abrange os 40 anos no deserto. Apresenta um povo em murmuração e rebelião contra Deus. Pensamento chave = disciplina.
Deuteronômio: Autor: Moisés. Livro da repetição das leis dadas pouco antes da entrada de Israel em Canaã. Coletânea de discursos e cânticos de Moisés.

II. LIVROS HISTÓRICOS (12 livros)
Josué: Autor: Indeterminado, provavelmente Josué. Livro da conquista de Canaã sob a liderança de Josué e da divisão da terra entre as doze tribos.
Juízes: Autor: desconhecido; a tradição atribui o livro a Samuel. Abrange os primeiros 350 anos na terra prometida. É a história das seis servidões de Israel e das várias libertações através dos quinze juízes. Os principais Juízes foram: Débora, Gideão, Sansão e Samuel.
Rute: Autor: desconhecido, provavelmente Samuel. A história de uma mulher chamada Rute, uma ascendente de Davi e de Jesus Cristo. Este livro nos traz uma idéia da vida doméstica de Israel naqueles tempos.
1 e 2 Samuel: Autor: desconhecido. Este livro inicia o período de 500 anos dos Reis de Israel. É a história de Samuel, com as origens e os primeiros anos de monarquia em Israel sob os reinados de Saul e Davi.
1 e 2 Reis: Autor: desconhecido. É a história das origens do reino de Israel e mais tarde do reino dividido. Aparecem as personalidades heróicas de Eliseu e Elias.
1 e 2 Crônicas: Autor: indeterminado, acredita-se de que tenha sido revisado por Esdras. Registra os acontecimentos do reinado de Davi, Salomão e dos reis de Judá até a época do cativeiro.
Esdras: Autor: desconhecido. Registro do regresso dos judeus do cativeiro e da reconstrução do templo.
Neemias: Autor: indeterminado, muitos consideram grande parte do livro como uma autobiografia de Neemias. Relato da construção dos muros de Jerusalém. Neemias deixou o conforto da corte real para voltar e reconstruir Jerusalém, a capital de sua terra. Foi um verdadeiro engenheiro. Incentivou o povo a trabalhar.
Ester: Autor: desconhecido. É a história da libertação dos judeus pela rainha Ester, do complô de Hamã, e do estabelecimento da festa de Purim. Começa com o banquete de Assuero (príncipe do mundo) e encerra-se com o banquete de Modecai (príncipe de Deus).

III. LIVROS POÉTICOS (05 livros)
Jó: Autor: desconhecido. É a história do sofrimento do justo através da maldade de Satanás, a paciência de Jó, a vaidade da filosofia humana, a necessidade de sabedoria divina e a libertação do sofrimento.
Salmos: Autoria: Salmos atribuídos a Davi = 73; aos filhos de Core = 11; a Asafe = 12; a Hemã = 01; a Etã = 01; a Salomão = 02; a Moisés = 01, a Ageu = 01; a Zacarias = 01; a Ezequias não há certeza quanto ao número; a Esdras = 01. Os restantes são anônimos. O Livro é uma coletânea de 150 cânticos espirituais, poemas e orações usados para adoração e devoção.
Provérbios: Autor: acredita-se que Salomão escreveu grande número de provérbios. Os capítulos 30 e 31 trazem as palavras de Agur e de Lemuel. Livro para instrução diária. Trata das coisas práticas da vida. Divide os homens em néscios e sábios.
Eclesiastes: Autor: indeterminado, comumente aceito como sendo Salomão. Livro de experiências. Reflexões sobre a frivolidade da vida, deveres e obrigações do homem perante Deus. Auto biografia de Salomão quando afastado de Deus, buscava filosofia e ciência.
Cântico dos Cânticos: Autor: Salomão. Poema que simboliza o amor entre marido e mulher como ilustração para o amor entre Jesus e o seu povo (a igreja).

IV. LIVROS PROFÉTICOS (17 livros)

PROFETAS MAIORES (05 livros)
Isaias: O grande profeta da redenção. Livro que apresenta profecias messiânicas, mesclado com maldições pronunciadas sobre as nações pecadoras.
Jeremias: Jovem tímido que foi chamado da cidade natal para assumir responsabilidades de profeta. Tema principal: a reincidência, o cativeiro e a restauração dos judeus.
Lamentações: Série de clamores de Jeremias, lamentando as aflições de Israel.
Ezequiel: O pregador dos exilados da Babilônia. Profeta de visões. Livro repleto de metáforas que descrevem a triste condição do povo de Deus, o caminho, a exaltação e a glória futura.
Daniel: Livro de biografia pessoal e visões apocalípticas acerca dos acontecimentos da história secular e sagrada.
PROFETAS MENORES (12 livros)
Oséias: Livro repleto de metáforas que descrevem os pecados do povo. Relata a apostasia de Israel.
Joel: Profeta do avivamento religioso. O livro mostra que tempos de juízos divinos podem ser transformados em períodos de bençãos.
Amós: Profeta reformador, valente que denunciava o egoísmo e o pecado.
Obadias: Apresenta a ruína dos orgulhosos e rebeldes e o livramento dos mansos e humildes através da condenação de Edom e a libertação final de Israel.
Jonas: É a história do missionário relutante. Duas coisas impediram Jonas de obedecer a Deus: seu orgulho e seu desdém pelo resto do mundo. Deus removeu estas coisas, através de uma experiência amarga, no ventre do peixe. O livro traz a lição da obediência e a profundidade da misericórdia divina.
Miquéias: Relato da condição moral de Israel e Judá e a predição do estabelecimento do reino messiânico.
Naum: Relata a destruição de Nínive. Deus promete libertar Judá da opressão assíria.
Habacuque: Escrito no período babilônico ou caldeu. Questiona a justiça Divina por permitir que Israel seja oprimido.
Sofonias: Repleto de ameaças termina numa visão da glória futura de Israel.
Ageu: Reprensão ao povo por negligenciar a construção do segundo templo, mas prometeu a volta da glória de Deus quando estivesse construído.
Zacarias: Incentivo aos judeus para a reconstrução do templo. Teve uma série de 8 visões e viu o triunfo final do Reino de Deus.
Malaquias: Descrição gráfica dos últimos períodos da história do Antigo Testamento, que mostra a necessidade de reformas antes da vinda do Messias.

O NOVO TESTAMENTO
O Novo Testamento, também conhecido por Escrituras gregas, é o nome dado à parte da Bíblia que foi escrita após o nascimento de Jesus. O termo é uma tradução do Latim, Novum Testamentum, que em grego escreve-se Hê Kainê Diathêkê, significando "A Nova Aliança" ou Testamento.
Os 27 livros do Novo Testamento foram escritos por vários autores em várias épocas e lugares. Ao contrário do Velho Testamento, o Novo foi escrito em um curto espaço de tempo, durante um século ou um pouco mais.

Livros do Novo Testamento:

I. LIVROS BIOGRÁFICOS (04 livros)
Mateus: Especialmente adaptado aos judeus, mostra que Jesus era o Messias das profecias hebraicas.
Marcos: Registro do poder sobrenatural de Cristo sobre a natureza, as enfermidades e os demônios.
Lucas: É a biografia mais completa de Jesus como o Filho do Homem.
João: Revela Jesus como o Filho de Deus e registra seus ensinos mais profundos.

II. LIVRO HISTÓRICO (01 livro)
Atos dos Apóstolos: Autor, Lucas. O livro tem como tema principal a origem e o crescimento da igreja primitiva, desde a ascenção de Cristo até o encarceramento de Paulo em Roma.

III. CARTAS PAULINAS (13 livros)
Romanos: Dirigida aos cristãos de Roma.
1a. parte (Cap. 1 – 11): Exposição da necessidade e da natureza do plano de salvação.
2a. parte (Cap. 12 – 16): Exortações acerca dos deveres espirituais, sociais e cívicos.
1 Coríntios: Dirigida à igreja de Corinto.
Temas principais: a limpeza da igreja de diversos males e instruções doutrinárias.
2 Coríntios: Temas principais: características do ministério apostólico e o reconhecimento do ministério de Paulo.
Galátas: Dirigida à igreja da Galácia.
Temas principais: defesa da autoridade de Paulo e da doutrina da justificação pela fé, com advertências contra falsos mestres e contra a volta ao judaísmo.
Efésios: Dirigida à igreja de Éfeso.
É uma exposição do plano de salvação, enfatizando principalmente o fato de que foram derrubadas todasas barreiras entre judeus e os gentios.
Filipenses: Carta de amor à igreja de Filipos.
Revela a devoção de Paulo a Cristo, sua experiência na prisão e seu interesse em que a igreja esteja firme na sã doutrina.
Colossenses: Escrita à igreja de Colossos.
Tema principal: glória de Cristo como cabeça da Igreja, incentivando o abandono de todas as filosofias mundanas e do pecado.
1 Tessalonicenses: Escrita à igreja de Tessalônica.
Possui recomendações apostólicas, conselhos e exortações. Ênfase à esperança consoladora da futura vinda de Cristo.
2 Tessalonicenses: Continuação da primeira carta. Esclarecendo à igreja a doutrina da segunda vinda de Cristo e alertando os crentes acerca de distúrbios e desordens sociais.
1 Timóteo: Conselhos a um jovem pastor quanto à sua conduta e atividades ministeriais.
2 Timóteo: Última carta de Paulo, escrita pouco antes de sua morte, a fim de instruir e aconselhar ao seu filho na fé.
Tito: É uma carta apostólica de aconselhamento e exortações a um amigo de confiança, que era evangelista em um campo difícil.
Filemon: Carta particular a Filemon, pedindo que ele receba e perdoe a Onésimo, um escravo fugido.

VIII. CARTAS GERAIS (08 livros)
Hebreus: Tema principal: a glória de Cristo e as bênçãos da nova dispensação, comparadas às do A.T.
Tiago: Dirigida aos judeus dispersos, convertidos.
Tema principal: a fé prática, manifestada em boas obras, em contraste com a simples profissão de fé.
1 Pedro: Carta de ânimo, escrita pelo apóstolo Pedro aos santos dispersos por toda a Ásia Menor.
Tema principal: o privilégio dos crentes em obter vitória nas provas, seguindo o exemplo de Cristo, e de viver vidas santas num mundo ímpio.
2 Pedro: Advertência contra falsos mestres e zombadores.
1 João: Profunda mensagem espiritual dirigida pelo apóstolo João às diversas classes de crentes na igreja.
2 João: Breve mensagem de João acerca da verdade divina e do erro humano. Faz uma advertência contra a heresia e os falsos mestres.
3 João: Carta apostólica de recomendação escrita a Gaio. Contém traços da personalidade de certos membros da igreja.
Judas: Temas Principais: exemplos históricos da apostasia e juízos divinos sobre os pecadores, com advertências contra os mestres imorais.

IV. LIVRO PROFÉTICO (01 livro)
Apocalipse: Escrito pelo apóstolo João.
É principalmente uma série de visões apocalípticas acerca dos acontecimentos na história religiosa. Descreve um grande conflito moral entre os poderes divino e satânico, terminando com a vitória do Cordeiro.

O INTERVALO ENTRE O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO
Período de 400 anos onde nenhum profeta falou inspirado por Deus. Esse período também é conhecido como “Os séculos de silêncio”.

LIVROS APÓCRIFOS
Os Livros apócrifos (do grego Apokruphoi, secreto, separado ou excluído), são os livros escritos durante o intervalo entre o Antigo e o Novo Testamento.
Os evangélicos ou protestantes, geralmente aceitam os apócrifos como material de valor literário e histórico, mas rejeitam a sua canonicidade. Por esta razão esses escritos têm sido eliminados das modernas edições evangélicas da Bíblia.
Entende-se que estes Livros não possuem inspiração divina por nunca terem sido citados por Jesus. Por isso são considerados como “não inspirados”.
Destes fazem parte os livros de Judite, Tobias, Baruque, Eclesiástico, Sabedoria de Salomão, I e II Macabeus, além de adições aos livros de Ester e Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário