sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Psicologia Infantil

PSICOLOGIA INFANTIL

Quanto menor a idade, maior a diferença no desenvolvimento da criança de um ano para o outro. Há grandes diferenças entre um menino de 9 anos e outro de11 anos. Mas a diferença entre 2 aninhos e 3 é muito maior. Numa escola dominical; pequena, onde talvez não seja possível separar os alunos de acordo com as normas ideais, é bom ter este fato em mente ao separar as classes. Não é recomendável juntar, por exemplo, as Classes Maternal e Principiantes. Tanto as crianças menores, como as maiorzinhas, ficarão prejudicadas

DIVIDINDO AS CLASSES
- MATERNAL – 2, 3 anos
- PRINCIPIANTES – 4, 5 anos
- PRIMÁRIOS – 6, 7 , 8 anos
- JUNIORES – 9, 10, 11 anos
- ADOLESCENTES – 12, 13, 14 anos

MATERNAL ( 2 e 3 anos)

A – CORPO (Fisicamente em desenvolvimento – atividade, energia e cansaço)
B – MENTE (CONCENTRAÇÃO INTENSA E CURTA)
Concentração curta mais intensa: Pode concentrar-se numa só idéia por vez, e focaliza uma imagem apenas. Não divide sua atenção. Não pode chorar e olhar uma vaca ao mesmo tempo. Sua atenção é governada por circunstâncias. Pode prestar atenção na mesma coisa só dois ou três minutos de cada vez.
C – EMOÇÕES
Reage ao Clima emotivo;
Procura novas sensações;
Não tem inibições;
Muito sensível;
Assusta-se facilmente.
D – VONTADE
Descobre que pode tomar decisões próprias, que é um indivíduo. Esta idade é caracterizada pelo “não”, tanto da parte do adulto que lida com a criança, como da parte da criança.
E – RELAÇÕES SOCIAIS
Egoísta e Simpática.
E – ESPÍRITO
Idade da inocência.
F – COMO ENSINAR A CRIANÇA DA CLASSE MATERNAL
Uma idéia por vez, repetida e variada.
Sala com ambiente adequado:
Visto que nesta idade a criança aprende muito através das emoções, devemos criar um ambiente de paz, ordem, beleza, sossego e atividade interessante.
Professores: A escolha de professores vocacionados para a Classe maternal é de grande importância. A tonalidade de sua voz, seu carinho, vivacidade, etc., contribuirão para a criação do ambiente já mencionado.
Abundante material Ilustrativo.
Música: Deve-se usar a música na hora de trocar de atividades, assim como para o período de cânticos.
Ensino Adequado: A criança desta idade deve assimilar os seguintes conceitos: Deus fez tudo. Deus nos ama muito, individualmente. Ele nos dá tudo que temos. É muito agradável conhecer Deus. Ele está perto e podemos falar com Ele. A bíblia é o livro que Deus nos deu; é um livro muito especial. Por meio de Cristo podemos fazer parte da família de Deus. Quando fazemos um erro, devemos logo falar com Deus a respeito. Ele tem um meio para resolver este problema.
RESUMO: A criança nesta idade é: ativa, descobridora, sensível, tímida, imitadora.

PRINCIPIANTES (4 e 5 anos)

A – CORPO
1. Energia e atividade física.
2. Desenvolvimento dos Músculos Menores.
3. Cansa-se facilmente.
4. Gosta de cuidar da sua própria pessoa, no possível.
B – MENTE
1 – Atenção limitada, mas aumentando
2 – Vocabulário crescente: Normalmente, conhece de 1.500 a 2.000 palavras.
3 – Curioso e perguntador.
4 – Começa a relacionar as informações e utilizá-las para resolver problemas.
5 – Imaginação muito ativa: Nem sempre sabe distinguir entre aquilo que imaginou e o que realmente aconteceu.
6 – Memória: Aprende com facilidade e esquece com a mesma facilidade.
C – EMOÇÕES
1 – Sente Intensamente.
2 – Crescente sentido de ritmo: Aprecia marchas e músicas com ritmo acentuado e sabe marcar o ritmo.
D – VONTADE
Imita as ações e atitudes de outros, age por sugestão e pelo que sente.
E – RELAÇÕES SOCIAIS
Duas coisas lutam no interior da criança nesta época: o egoísmo e a necessidade de aprovação social.
F – ESPIRITO
Esta é a idade em que as crianças, normalmente, demonstram mais interesse pelas coisas de Deus e começam a reconhecer o certo e o errado. São confiantes em Deus e nas pessoas ao seu redor, mas já enfrentam momentos de dúvidas à medida que reconhecem o bem e o mal.
G – COMO ENSINAR CRIANÇAS PRINCIPIANTES
Uma idéia mais complexa por vez, repetida e variada.
Dramatização de histórias: As crianças desta idade gostam de “fazer de conta”; assim, a dramatização interessante para o seu ensino.
Ensino adequado: Devem ser recolhidas histórias bíblicas e da vida real que ensinem: O Caminho da Salvação ; Como Falar com Deus; É bom estar na Casa de Deus; Quero Compartilhar com os outros; A Bíblia é o recado de Deus; Testemunhos aos outros (missões e testemunho pessoal)
RESUMO: A criança nesta idade é: ativa, perguntador, cooperadora, amiga, confiante.

PRIMÁRIOS (6,7 E 8 anos)

A – CORPO
O desenvolvimento físico dos primeiros anos agora dá fruto na capacidade manual: construir, jogar, etc.
B – MENTE
Esta é a idade de boa memória e muita imaginação, que a criança utiliza mesmo. Muitas já sabem ler e escrever. Poderemos prender sua atenção por um período maior agora – de 8 a 20 minutos, e ás vezes muito mais, de acordo com a intensidade do seu interesse no assunto e a apresentação do mesmo.
C – EMOÇÕES
Quer ter experiências satisfatórias. Fica irritada quando não pode atender a um instinto natural, como a necessidade de se mexer depois de algum tempo sentada. Zanga-se quando fracassa. Fica ressentida ao ser interrompida numa atividade interessante.
D – VONTADE
A criança está mais pronta a cooperar nesta idade do que em qualquer outra.
E – RELAÇÕES SOCIAS
Sua relação com o mundo de fora é cada vez maior. Gosta de brincar com outras crianças, de conversar, de imitar o que os outros fazem.
F – ESPIRITO
Precisa de Cristo como Salvador. Se não fez ainda sua decisão ao lado de Cristo, não é difícil convencê-la da sua necessidade, pois sabe muito bem distinguir entre o certo e o errado e quer ser boa, mas não consegue.
G – COMO ENSINAR PRIMÁRIOS
Atividade: descrita, demonstrada, vivida.
RESUMO: Nesta idade é: realizador, lento, impaciente, camarada, discriminador.

JUNIORES ( 9, 10 e 11 anos)

A – CORPO
Crescimento relativamente lento, mas gosta de comer e de se mexer muito.
B – MENTE
Tem sede de saber e aprender. Gosta muito de leitura. Memória muito boa: o que lhe ensinamos agora permanecerá o resto da vida. A memorização das Escrituras é importante neste período.
Colecionador: gosta de juntar figurinhas, selos de correio, bola de gude, etc.
Já sabe relacionar tempo, espaço e acontecimentos, onde, quando, porquê.
C - EMOÇÕES
Tem muita confiança na sua capacidade de vencer.
D – VONTADE
Rebela-se contra “ditadores”; gosta de quem demonstra simpatia e carinho. Deseja direção na vida, que parece um caminho desconhecido e, às vezes, espinhoso.
E – SOCIAL
Competidor barulhento e briguento: gosta de competir com todo mundo, de fazer barulho, de brigar. Fica mais à vontade ao ar livre, onde tem bastante espaço.
Não aprecia o sexo oposto.
Começa a ter senso de responsabilidade, que deve ser encorajado e desenvolvido.
F – ESPIRITUAL
Reconhece o pecado como pecado e sente a necessidade de se livrar das conseqüências.
Esta é a idade quando devemos apontar-lhe a necessidade de preparar-se para o serviço que Deus quer que faça no futuro.
G – COMO ENSINAR JUNIORES
Verificação do ensino: praticando-o
Ensino adequado: Os mesmos ensinos e doutrinas apresentados nos anos anteriores. Enfatize a consagração.
Histórias: Deve tratar de um HERÓI que soube enfrentar dificuldades e vencer
Perguntas: Inclua um período de perguntas em sua aula. Além de perguntar: Onde?, O que?, e Quem?, deve-se perguntar: Por que?.
Experiências e comprovações: As verdades bíblicas e o ensino prático devem ser experimentados e comprovados na vida do aluno. Ao ensinar que é bom ajudar os outros, deixe os alunos comprovar este fato ajudando instituições de crianças doentes e necessitadas.

RESUMO: Nesta idade é: valente, investigador, independente, expansivo, intrépido, realista.

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