PLANO DE AULA
1. Introdução: Ao adentrar em uma sala de aula o professor deve sempre ter em mente o que irá lecionar para aquela turma, ele deve saber o conteúdo, de que maneira vai abordar o assunto, quais os recursos didáticos necessários para aquela aula e, acima de tudo, ter uma aula bem preparada. Todo esse preparo tem um nome específico e chama-se plano de aula. Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.
2. Definição: O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado. É importante ressaltar que o plano de aula deve ser encarado como uma necessidade e não como exigência ou obrigação imposta.
Apesar de ser uma ferramenta que descreve detalhadamente os elementos necessários para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, o professor não deve ficar escravo dela, ou seja, ele pode se afastar do plano de aula sempre que os alunos tiverem necessidade.
3. Objetivo: Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina.
NOTA: Por mais experiente que o professor seja, ele não deverá entrar em classe sem antes planejar a aula. Por mais formal que a elaboração de um plano de aula pareça, ele não dispensa a oração nem a direção do Espírito em sua elaboração. Agindo assim, tem-se uma garantia de que as aulas vão ganhar qualidade e eficiência.
4. Elaboração do Plano de Aula: Na elaboração de um plano de aula devem ser considerados vários pontos e critérios que unidos especificam quais os objetivos finais o professor espera alcançar no decorrer da explicação dos conteúdos. Não existe um padrão único na elaboração de um plano de aula. É preciso, no entanto, que um mínimo de coerência seja percebido na seqüência dos elementos a serem considerados no processo ensino-aprendizagem, conforme vemos a seguir:
4.1 Identificação do Plano: Nesta parte são indicados os seguintes dados: Nome da Classe - Nome do Professor - Data
4.2 Tema: Informe aqui o tema da aula.
4.3 Objetivos: Enumere aqui os objetivos desta aula, Os objetivos apontam para o elemento central do plano. Define aonde se quer chegar, o que deseja ser alcançado. Os objetivos devem ser claros e bem definidos. ressaltando o que se espera que o aluno seja capaz de realizar utilizando os conhecimentos obtidos.
4.4 Conteúdo: Enumere aqui os ítens e sub-ítens que constituem o conteúdo a ser abordado.
4.5 Atividades: Detalhe aqui as atividades que serão realizadas durante a aula, mencionando os procedimentos que serão utilizados em cada atividade.
4.6 Avaliação: Descreva aqui o(s) instrumento(s) de avaliação de aprendizagem que será(ão) utilizado(s) nesta aula. Esta avaliação pode, pode exemplo, levar em conta a participação dos alunos, o desempenho em exercícios práticos, etc. Descreva também uma forma de avaliação da própria aula, onde os alunos poderão expressar suas opiniões sobre as atividades desenvolvidas.
4.7 Material de Apoio: Relacione aqui todo o material que servirá de apoio à preparação e à execução da aula.
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