domingo, 16 de maio de 2010

5a. Virtude: Livro de Resumo - Quem a achará?

5a. VIRTUDE = SENSIBILIDADE


20 – Ajuda os pobres e os necessitados.

O QUE ELA É: Compassiva, ajudadora, generosa.

O QUE ELA FAZ: Age para incluir, capacita, age como provedora.

A verdadeira sensibilidade projeta-se na generosidade em favor de outras vidas.

A generosidade da mulher virtuosa se revela quando coopera dando de si e do que tem, dos seus talentos, nada escondendo, mas compartilhando, contribuindo para o crescimento dos outros.

Ela valoriza os colaboradores, não explorando quem trabalha ao seu lado. Neste sentido, disponibiliza os meios para que os “aflitos” possam ter suprimento para necessidades – quer sejam de sobrevivência física, emocional ou material. O seu foco está em “dar os meios” para que cada um possa andar pelas próprias pernas.

A FILHA DE HERODIAS x MARIA

A FILHA DE HERODIAS: A jovem que pediu ao rei a cabeça do profeta

Mateus 14:1-12

Como pode a mãe ensinar a filha a prostituir-se?

Herodias não fez outra coisa senão isso, quando incitou sua filha a comportar-se de modo indigno diante do seu tio, Herodes.

A mulher insensível, na direção oposta, não se importa de degradar, destruir ou manipular quem quer que seja, mesmo a filha, para obter o fim egoísta que deseja.

A perda de sensibilidade da mulher é motivo de muita destruição nos lares, empresas e círculos sociais. A inveja, o ciúme, a ânsia de poder têm destruído muitas vidas, relacionamentos e organizações.

MARIA: A irmã que escolheu a melhor parte

Lucas 10:38-42

O que não é essencial apenas nos agita e rouba o melhor das nossas vidas. Com essa lição, entretanto, Jesus não estava menosprezando a importante iniciativa de Marta, que estava trabalhando febrilmente para preparar a casa para hospedá-lo com todas as honras.

O Mestre reconhecia o esforço de Marta, mas desejou acalma-la quando disse : “Você se agita e se preocupa demais!”

Nas empresas, quando se negocia a atuação de uma equipe, a mulher virtuosa interfere nas pequenas incompatibilidades e rapidamente acomoda os interesses para que todos possam trabalhas em conjunto.

Atualmente, esta sensibilidade é desejada como uma virtude preciosa no mundo corporativo. Ela na exclui a firmeza necessária na liderança de grupos, mas inclui um tempero de vital importância em um mundo competitivo, onde relacionamentos precisam ser cultivados e preservados.

Quando necessários os confrontos de negociação, nem sempre vence quem grita mais alto, ou demonstra maiôs poder de persuasão. Com jeito e sensibilidade, muitas mulheres conseguem pela leveza o que não se consegue pela força.

A presença da mulher virtuosa introduz um processo de humanização necessário, pois ela avista o pobre e o necessitado, e não apenas a multidão. Não seria essa a tendência, em todo o mundo, quando se vê a ascenção das mulheres aos cargos mais altos em todas as nações?

Por séculos, os homens caçaram, empreenderam a guerra e mataram o seu semelhante. Hoje, quando a humanidade quase se aproxima da destruição de si mesma, a chegada da mulher, com suas virtudes tão características, aos postos mais altos de decisão introduz a sensibilidade necessária para dar uma guinada nessa trajetória de auto-destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário