5a. VIRTUDE = SENSIBILIDADE
20 – Ajuda os pobres e os necessitados.
O QUE ELA É: Compassiva, ajudadora, generosa.
O QUE ELA FAZ: Age para incluir, capacita, age como provedora.
A verdadeira sensibilidade projeta-se na generosidade em favor de outras vidas.
A generosidade da mulher virtuosa se revela quando coopera dando de si e do que tem, dos seus talentos, nada escondendo, mas compartilhando, contribuindo para o crescimento dos outros.
Ela valoriza os colaboradores, não explorando quem trabalha ao seu lado. Neste sentido, disponibiliza os meios para que os “aflitos” possam ter suprimento para necessidades – quer sejam de sobrevivência física, emocional ou material. O seu foco está em “dar os meios” para que cada um possa andar pelas próprias pernas.
A FILHA DE HERODIAS x MARIA
A FILHA DE HERODIAS: A jovem que pediu ao rei a cabeça do profeta
Mateus 14:1-12
Como pode a mãe ensinar a filha a prostituir-se?
Herodias não fez outra coisa senão isso, quando incitou sua filha a comportar-se de modo indigno diante do seu tio, Herodes.
A mulher insensível, na direção oposta, não se importa de degradar, destruir ou manipular quem quer que seja, mesmo a filha, para obter o fim egoísta que deseja.
A perda de sensibilidade da mulher é motivo de muita destruição nos lares, empresas e círculos sociais. A inveja, o ciúme, a ânsia de poder têm destruído muitas vidas, relacionamentos e organizações.
MARIA: A irmã que escolheu a melhor parte
Lucas 10:38-42
O que não é essencial apenas nos agita e rouba o melhor das nossas vidas. Com essa lição, entretanto, Jesus não estava menosprezando a importante iniciativa de Marta, que estava trabalhando febrilmente para preparar a casa para hospedá-lo com todas as honras.
O Mestre reconhecia o esforço de Marta, mas desejou acalma-la quando disse : “Você se agita e se preocupa demais!”
Nas empresas, quando se negocia a atuação de uma equipe, a mulher virtuosa interfere nas pequenas incompatibilidades e rapidamente acomoda os interesses para que todos possam trabalhas em conjunto.
Atualmente, esta sensibilidade é desejada como uma virtude preciosa no mundo corporativo. Ela na exclui a firmeza necessária na liderança de grupos, mas inclui um tempero de vital importância em um mundo competitivo, onde relacionamentos precisam ser cultivados e preservados.
Quando necessários os confrontos de negociação, nem sempre vence quem grita mais alto, ou demonstra maiôs poder de persuasão. Com jeito e sensibilidade, muitas mulheres conseguem pela leveza o que não se consegue pela força.
A presença da mulher virtuosa introduz um processo de humanização necessário, pois ela avista o pobre e o necessitado, e não apenas a multidão. Não seria essa a tendência, em todo o mundo, quando se vê a ascenção das mulheres aos cargos mais altos em todas as nações?
Por séculos, os homens caçaram, empreenderam a guerra e mataram o seu semelhante. Hoje, quando a humanidade quase se aproxima da destruição de si mesma, a chegada da mulher, com suas virtudes tão características, aos postos mais altos de decisão introduz a sensibilidade necessária para dar uma guinada nessa trajetória de auto-destruição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário