6a. VIRTUDE = COMPROMISSO
17 – É esforçada, forte e trabalhadora.
27 – Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família.
O QUE ELA É: Forte, esforçada e trabalhadora, dedicada e disposta, comprometida, protetora.
O QUE ELA FAZ: Faz acontecer, motiva a participação, objetiva cumprir o alvo, acompanha a ação.
Compromisso é a virtude que demonstra real coerência entre os valores e as ações da mulher virtuosa. Ela não apenas diz para os outros o que devem fazer, mas dá o exemplo através do seu profundo envolvimento em tudo o que acredita que deve ser feito.
A força a que se refere o texto bíblico é a capacidade de agir que está alicerçada em uma base firme, mas flexível, móvel, que acompanha os movimentos exigidos pelo trabalho. Seria uma mistura de “solidez” com “jogo de cintura”.
A mulher virtuosa usa essa capacidade pessoal para administrar múltiplos relacionamentos, sabendo que é uma ação que desgasta, cansa, exige mover-se em muitas direções diferentes em tempos diferentes.
O seu forte compromisso com o cumprimento das suas responsabilidades a torna uma supridora de meios, uma líder servidora para a sua equipe.
Ela é quem reconhece o valor dos membros de um grupo e valoriza a cooperação, a ação interdependente, mobilizando a ação conjunta. Seu compromisso não admite que se perca energia por meio de briguinhas e discussões que acabam drenando as energias que deveriam ser produtivas, mas que se perdem em discussões inúteis.
O nível de compromisso da mulher virtuosa exige que ela creia naquilo em que estiver envolvida. Se não se apropriar dos valores, das metas, dos objetivos maiores que cercam a sua vida, sua atenção será desviada para o “aqui e agora”. Neste caso, não perceberá os perigos, que a cercam, pois uma mulher sem compromisso é vítima certa dos perigos que rondam sua vida.
A MULHER DE LÓ x ANA
Gênesis 19:15-26 e Lucas 17:26:32
A mulher de Ló havia saído de Sodoma e Gomorra, mas Sodoma e Gomorra não haviam saído do seu coração.
Deus havia dito: “Deixem Sodoma e Gomorra!”. A mulher de Ló deveria ter imediatamente dito ao marido: “Vamos embora!”. Mas ela “olhou para trás” e foi destruída. O seu exemplo negativo deve ser lembrado, pois não perseverou na obediência a Deus. Não havia compromisso na sua fé.
ANA: comprometida em todas as suas ações.
1 Samuel 1:9-28
O propósito de Ana era ter um filho. Suas orações eram perseverantes, angustiadas para conseguir ser abençoada com um herdeiro para a sua família. Ano após ano, comparecia diante do sacerdote para renovar seu propósito com Deus: se lhe fosse concedido um filho, este seria consagrado ao seu Deus.
Ana comprometeu-se com três ações na sua vida: 1 – orar para ter um filho; 2 – educar o filho; 3 – cumprir o seu voto de dedicar este filho ao Senhor.
Deus responde à oração de Ana e ela concebe o filho.
Essa mulher poderia ter parado por aí e recuado em sua promessa, mas ela perseverou em cumprir o compromisso assumido. Com seu m árido, cria o filho Samuel até que este possa ser levado ao templo para ser preparado para o sacerdócio.
Nos anos que se seguirão, aquela criança, cujo nome era Samuel, se tornará o grande profeta de Deus para toda a nação de Israel. O propósito de Ana em consagra-lo fazia parte de um plano maior para que toda a humanidade pudesse ter, um dia, um Redentor.
Quantas organizações, quantas empresas, lares e instituições não são beneficiadas pelo forte compromisso de mulheres que as dirigem, trabalham e cooperam nelas com esse espírito de cumprir o propósito maior que as guia?
Quantas esposas não se tornam a ajudadora responsável, companheira constante de seus maridos nas suas carreiras? Quantas mães são o apoio indispensável para que seus filhos estudem com tranqüilidade?
A mulher virtuosa é estável no seu propósito e perseverante em seu compromisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário